Os doramas de época vem conquistando fãs no mundo todo. As obras desse gênero retomam temáticas como a era dos guerreiros hwarang, um grupo de jovens de elite da dinastia Silla; a dinastia Joseon, que aconteceu entre o século XIV e o XIX, e os três reinos da Coreia, dentre diversas outras ambientações que levam o público a aprender mais sobre o passado da cultura coreana.
Existem vários exemplos emblemáticos, mas trouxe a minha lista dos maiores dentro da Netflix ok?! Então tem O Rei de Porcelana, que se tornou a primeira telenovela sul-coreana a ganhar um Emmy Internacional, além de Alquimia das Almas e Papel de Rainha. Veja, a seguir, a minha lista de k-dramas históricos.
O Rei De Porcelana (2021)
Estrelado por Park Eun-bin (Uma Advogada Extraordinária), O Rei De Porcelana se passa durante o período de Joseon (1392-1910), numa época em que os gêmeos eram considerados um sinal ameaçador. Como resultado, quando a princesa consorte dá luz à gêmeos, é enviada uma ordem para matar a filha. Para salvá-la, ela é secretamente enviada para fora do palácio. Quando o gêmeo masculino, Lee Hwi, perde a vida em um caso de erro de identidade, sua mãe, tendo reconhecido sua filha como a empregada da corte Dam Yi, a convence a tomar o lugar de Lee Hwi. Embora ela se distancie de todos, Dam Yi começa a desenvolver sentimentos por Jung Ji Woon, seu primeiro amor original e mais tarde professor que vem de uma família nobre. (O elenco ainda conta com nomes como Kim Ro-Woon (Nosso Destino), Nam Yoon-Su (Extracurricular), Byungchan (Pretendente Surpresa), e mais. A trama, criada por CLee So-Young. Sucesso de crítica, em 2022 a obra se tornou a primeira telenovela sul-coreana a ganhar um Emmy Internacional, inclusive, deixando para trás a indicação brasileira “Nos Tempos do Imperador”. No Rotten Tomatoes, a série tem 91% de aprovação do público.
Alquimia Das Almas (2022)
O dorama é um conto místico criado pelos roteiristas Hong Mi-ran (Hotel Del Luna) e Hong Jung-eun, para o Studio Dragon.
O dorama “Alquimia das Almas” gira em torno de Nak Su (Go Yoon Jung), uma assassina e poderosa feiticeira que presencia o assassinato de seu pai e, para salvar a própria vida, transfere sua alma para o corpo de Mu Deok (Jung So Min), uma garota cega que trabalha como serviçal para Jang Uk, (Lee Jae Wook) um jovem mestre de uma família nobre.
Ao longo da trama, Nak Su precisa se acostumar com o novo corpo e desenvolver um plano para reencontrar sua antiga espada, recuperar seus poderes e encarar o assassino de seu pai. Dividida em duas partes, a série sul-coreana tem 30 episódios no total, com cerca de 80 minutos cada.
Sucesso de crítica, o drama obteve nota 8.8 no IMDb, com base em 16mil avaliações da audiência. O dorama de 2018, ainda continua movimentando os fãs da série.
Mr. Sunshine: Um Raio de Sol (2018)
Um dorama assinado pela dupla Kim Eun-sook e Lee Eung-bok, co-criadores de Sweet Home. A trama é ambientada em 1871, final da dinastia Joseon e narra o retorno de um ex-escravo Eugene Choi, interpretado por Lee Byung Hun, à Coreia. Levado para os Estados Unidos a bordo de um navio de guerra, ele volta ao país como soldado americano e acaba se apaixonando pela filha de um aristocrata, Sookhee, interpretada pela Kim Tae-ride. A série registrou a quarta maior audiência da história da televisão a cabo sul-coreana, com uma média de 12,955%. Seu episódio final obteve pico de 18,129%. Em Seul, tornou-se a segunda maior audiência já registrada para uma emissora por assinatura.
Papel de Rainha (2022)
Durante a era Joseon, a rainha Hwa-ryeong (interpretada pela atriz Kim Hyesoo) é a esposa de um renomado monarco e vê a passagem de trono ser ameaçada por inimigos, precisando enfrentar as dificuldades de criar os seus cinco filhos para assim mantê-los dignos de herdar o trono.
Seu desafio é garantir que um deles seja escolhido como o próximo rei e que sua vida e de sua família estejam protegidos dentro do reino. Seus filhos são interpretados por Bae In-Hyuk, Moon Sang-Min (My Name), Yoon Sang-Hyeon, Yoo Seon-Ho (Doctor Lawyer) e Park Ha-Joon. A rainha ultrapassa seus limites para cumprir o papel de mãe e de rainha, protegendo os que estão ao seu redor a todo custo.
O drama ficou por três semana consecutivas na lista semanal do Good Data Corporation como produção que mais gerou repercussão.
Rainha por 7 dias
Shin Chae Kyung (interpretada por Park Min Young) é filha de um influente político na Dinastia Joseon. Sua vida toma um rumo agitado quando se apaixona pelo Príncipe Herdeiro Lee Yeok (interpretado por Yeon Woo Jin), que vive sob a opressão de seu meio-irmão, o Rei Yeon San Gun (interpretado por Lee Dong Gun).
Após a ascensão de Lee Yeok ao trono como Rei Jung Jong, Chae Kyung se torna a Rainha Dan Kyung. Ela se vê presa em meio a conflitos entre diferentes facções políticas e enfrenta os ciúmes entre os dois irmãos. A situação se complica ainda mais quando o próprio pai de Dan Kyung planeja um golpe contra o rei, resultando na destituição da Rainha Dan Kyung do palácio após apenas sete dias.
Da minha lista de preferidos, qual vocês já assistiram? Compartilhe aqui nos comentários.
Commentaires